Translate

sábado, 1 de junho de 2013

gato siames

Os gatos siameses chamam bastante atenção pela aparência física esbelta, elegante e pela cor dos olhos. São de corpo médio; possuem corpo longilíneo, membros longos e finos; forte musculatura; patas pequenas; cabeça em forma de triângulo, com orelhas largas e focinho longo; pelos finos e macios; e olhos claros em forma de amêndoas.

Dado a sua popularidade, filhotes de Siamês costumam custar entre R$200,00 e R$300,00.

Características Físicas

  • Coloração: Tronco: branco, gelo ou creme; Extremidades: castanho escuro, chocolate, azul ou lilás (nomes dados a alguns tons de cinza);
  • Expectativa de vida: 15 anos;
  • Olhos: pequenos e claros;
  • Pelagem: curta e fina;
  • Qualidades principais: ativo, amável e inteligente;
  • Tamanho/Peso: 3kg a 6kg, com altura de aproximadamente 20cm.


Temperamento do gato Siamês

Inteligência, inconstância e ciúmes são as principais características dessa raça.

Os gatos dessa raça são conhecidos por serem bastante imprevisíveis em suas reações. Em um momento, estão dormindo; em um piscar de olhos, estão correndo pela casa. De um dia para o outro, seus hábitos podem mudar bruscamente.

 

Se você procura por um gato quieto, o Siamês não é uma boa opção. São animais que se expressam através da voz. Quando se sentem negligenciados, costumam fazer muito barulho. Quando no cio, as fêmeas costumam ser ainda mais barulhentas. 

Os siameses ainda são brincalhões, curiosos, apegados ao dono, ciumentos, inteligentes, fiéis e manhosos. Vale a pena ter cuidado, pois os bichanos dessa raça não são muito sociáveis com pessoas desconhecidas. No geral, esses gatos costumam eleger apenas um dono e se apegam fortemente a ele.

Eles costumam serem menos ativos durante a noite, se comparados a outros gatos, graças à falta de uma membrana (chamada de tapetum lucidum) responsável por melhorar a visão noturna de alguns animais.

O nível de atividade é bem balanceado: da mesma forma que gosta de se divertir com um brinquedo, também adora cochilar em um confortável colo.


O Siamês é um incrível pet para a família e é muito tolerante com crianças, aturando atitudes que não aceitaria de adultos. Geralmente, esse bichano aprende a recolher suas garras durante uma brincadeira e, quando cansam, simplesmente ficam indisponíveis. Também são ótimos companheiros para idosos e adoram um colo.

Ele lida muito bem com outros animais, inclusive cães, se conviver junto a eles desde filhote; mesmo os bichanos adultos podem ser bons professores aos novos pets da casa.

Siamês lida bem com o fato de ser o único pet da casa e, ainda que fique sozinho tranquilamente, se deixado durante o dia, cobra muita atenção durante a noite. Dois siameses, principalmente com idades próximas, brincam, dormem e se cuidam. Entretanto, ainda assim, exigirão atenção de seus donos.

Cuidados básicos com um Siamês

Escovação, alimentação de qualidade e proteção são essenciais.

  • Ainda que os pelos do Siamês não sejam compridos, é necessário fazer uma escovação diária;

  • Os bichanos dessa raça precisam de ração balanceada e de qualidade, para evitar o aparecimento de pedras na bexiga. Além disso, a boa alimentação é responsável por uma pelagem mais macia e brilhante; e também pelo crescimento saudável do pet;
  • Segundo os pilares da posse responsável, o ideal é castrar cães e gatos sempre, exceto o dono que tenha a intenção de se tornar um criador. A atitude de castrar, ainda que muitas pessoas tenham dó, evita filhotes abandonados pelas ruas – que, no futuro, gerarão mais filhotes e assim por diante – e problemas de saúde;
  • Ainda que viva bem em apartamento, o Siamês costuma buscar a liberdade incessantemente. Então, caso não possua um espaço amplo para seu bichano, o ideal é que ele possa transitar pela casa, visto que precisa de espaço para gastar sua energia. É fundamental que todas as janelas/varandas da residência possuam tela de segurança;
  • Geralmente, as fêmeas dessa raça atingem a puberdade antes das demais, com cerca de 5 meses de idade, quando ocorre o primeiro cio. Nessa fase, elas costumam ficar verdadeiramente histéricas: gemem alto, correm pela casa e podem até rasgar tudo que virem pela frente;
  • Assim como os outros pets, o gato Siamês também precisa tomar banho. O ideal é que ele seja levado a um bom petshop  ou em casa mesmo  uma vez ao mês, para que cuidem de seus ouvidos e de suas unhas;
  • Visitas eventuais ao veterinário também são essenciais. O pet necessita de vacinas e vermifugação, além de cuidados médicos em caso de algum imprevisto.

Principais problemas de saúde

Pedras na bexiga e problemas renais são comuns nos siameses.

Como todas as raças com muita manipulação para aperfeiçoamento genético (que visa, em geral, aspectos estéticos), o Siamês é um gato frágil e possui maior tendência a desenvolver determinados tipos de problemas de saúde, como:
  • Obstrução nasal;
  • Cálculos na bexiga;
  • Fraqueza nos membros;
  • Robustez ou magreza;
  • Estrabismo excessivo;
  • Dificuldade para urinar.

Mesmo assim são gatos que podem viver 15 anos e, algumas vezes, até 20. Basta cuidar bem dele e dar muito carinho.

Os gatos siameses são realmente incríveis, sempre prontos para encher sua rotina de energia e carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário